segunda-feira, 15 de abril de 2013



"Assim diz Adonai YHWH: Basta já, ó príncipes de Israel; afastai a violência e a assolação e praticai juízo e justiça; tirai as vossas imposições do meu povo, diz Adonai YHWH." (Yechezkel/Ezequiel 45:9)

Crescimento Profissional

 Talvez você tenha colocado perante o Eterno o seu desejo de crescer profissionalmente. Observe atentamente a passagem acima: o Eterno cobra os príncipes do povo sobre a forma como eles tratam as pessoas. Uma pessoa em posição de destaque deve sempre agir em justiça, e se opor ao mal. O que você tem feito, em favor da justiça, na posição na qual você já se encontra hoje? Se a resposta for "nada", então já sabemos porque o Eterno não tem ouvido suas orações. Pratique primeiramente a justiça, e então coloque diante dEle os teus planos.   ( do Blog wwwtorahviva.org)

Homenagem a turma de Conclusão de Curso em Educação Especial.






A IMPORTÂNCIA DA EDUCÇÃO ESPECIAL - DEE MARABÁ - PARÁ


Lendo um artigo de Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, chamou minha atenção o trecho que ela aponta a  
 "perspectiva da educação inclusiva, a escola é concebida como uma instituição de educação formal, que fundamentada na concepção de direitos humanos, combina igualdade e diferença como valores indissociáveis, avança na proposta de promover o desenvolvimento de todos os alunos atrelado à garantia da qualidade de ensino.
Assim sendo, para atender especificamente os alunos com deficiência deve contar com apoio da Educação Especial, que neste novo paradigma passa por redefinição conceitual e assume papel preponderante neste processo, sobretudo como articuladora de uma rede de apoio.
A Educação Especial é uma área do conhecimento e passa a ser concebida pela Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) como sendo uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência.
Na escola, a Educação Especial, deve conhecer as características de seu trabalho, para não avançar sobre aquele da classe comum. A dialética que se estabelece entre o professor da sala comum e o professor especializado deve ser evidente para ambos. Cabe ao último a competência para prover o serviço de apoio especializado ao aluno com deficiência.
Portanto, é importante ficar atento e se, por ventura, alguns professores da classe comum insistir no círculo vicioso que historicamente existiu – professor especializado atendendo alunos com defasagem na aprendizagem, independentemente de terem ou não a deficiência, para tentar alfabetizá-los; visto que sua sala de recursos tinha um número menor de alunos, a resposta deve ser NÃO! Logicamente que um não argumentado na legislação e na fundamentação teórica sobre o trabalho do atendimento educacional especializado, enfatizando que essa prática precisa ser extinta em nossas escolas, pois o Serviço de Apoio Pedagógico Especializado não é reforço escolar!
Dentre o rol de atribuições que cabe ao professor especializado, uma delas é constituída pela função de colaborar na identificação das potencialidades dos alunos com deficiência, bem como suas necessidades educacionais especiais. Dessa forma, é importante observar e ficar atento, pois muitas vezes o aluno em vez de não ser capaz de fazer determinada atividade, pode de fato não estar tendo acessibilidade para isto, daí a relevância das tecnologias assistivas. Nem sempre não fazer, significa não saber!"

O DEE esse ano , entrou com um novo direcionamento onde a demanda continua crescendo mas, o quadro das profissionais não mudou. então, estamos tentando medidas para abranger todas as escolas numa estrategia de dividir a pequena turma ( TO, PSICOLOGA, FONO E PSICO) em turnos manha e tarde e estamos na luta. Esperamos que nesse ano possamos fazer uma grande diferença. A coordenadora Ingrid Brandão está nos dando apoio e veio pra contribuir de forma significativa.
Sei que temos várias barreiras a transpor e tambem quebra de paradigmas onde esses são aliados para o desanimo e a decepção .  sonhos? Claro que temos. Somos uma equipe e vamos juntas fazer com que esses entraves sejam jogado no profundo do abismo.